Nesta quinta-feira (02), o secretário de tributação do Rio Grande do Norte, Carlos Eduardo Xavier, foi eleito presidente do Comsefaz (Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal) para o mandato referente ao biênio 2023-2024.
O novo presidente do Comitê ocupa o cargo após o mandato de transição do ex-secretário de Fazenda do Amapá, Josenildo Abrantes, que assumiu a presidência do Comsefaz após a saída do ex-secretário de Fazenda de Pernambuco, Décio Padilha, no fim de dezembro de 2022. Além do novo presidente, foram definidas as vice-presidências, os membros titulares e suplentes do Conselho Fiscal e a recondução do diretor-institucional, André Horta (veja abaixo a relação completa).
Carlos Eduardo Xavier é auditor fiscal do Estado do Rio Grande do Norte desde 2005, formado em Engenharia da Computação e mestre em Engenharia de Produção. Foi Subcoordenador de Fiscalização de Estabelecimentos Usuários de Equipamentos de Automação Comercial (SUFAC) e lotado na Coordenadoria de Fiscalização (COFIS).
Ao agradecer pela eleição, o presidente Carlos Eduardo ressaltou a importância do Comsefaz e seu papel fundamental na união dos secretários em torno das pautas federativas e dos interesses dos estados. “O nosso compromisso é continuar atuando, de maneira firme, pelo fortalecimento do pacto federativo, na defesa dos interesses das finanças estaduais, reforçando o papel institucional do Comsefaz, respeitando as diferentes realidades dos estados e buscando a convergência nos temas debatidos”, afirmou o presidente do Comitê.
Sediado em Brasília, o Comsefaz tem por missão integrar os secretários estaduais de Fazenda e articular os estados com o governo federal e os poderes Legislativo e Judiciário, atuando na defesa dos interesses das Fazendas Estaduais e do fortalecimento da gestão fiscal, financeira e tributáriaPresidência e Administração do Comsefaz – Biênio 2023/2024
Presidente:
Carlos Eduardo Xavier – Secretário de Tributação do Estado do Rio Grande do Norte
1º Vice- Presidente:
Cristiane Alkmin Junqueira Schmidt – Secretária de Economia do Estado de Goiás
2º Vice- Presidente:
Gustavo de Oliveira Barbosa – Secretário de Fazenda do Estado de Minas Gerais
3º Vice- Presidente:
Renê de Oliveira Garcia Junior – Secretário de Finanças do Estado do Paraná
4º Vice- Presidente:
Luis Fernando Pereira da Silva – Secretário de Finanças do Estado de Rondônia
5º Vice- Presidente:
Marialvo Laureano dos Santos – Secretário de Fazenda do Estado da Paraíba
Conselho Fiscal – Titulares:
1º Membro titular
Marcellus Ribeiro Alves – Secretário de Fazenda do Estado do Maranhão
2º Membro titular
Rogério Gallo – Secretário de Fazenda do Estado do Mato Grosso
3º Membro titular
Jesus Vidal – Secretário de Fazenda do Estado do Amapá
Conselho Fiscal – Suplentes:
1º Membro Suplente
Marcelo Altoé – Secretário de Fazenda do Estado do Espírito Santo
2º Membro Suplente
Flávio Cesar Mendes de Oliveira – Secretário de Fazenda do Estado do Mato Grosso do Sul
3º Membro Suplente
Rômulo Antônio de Oliveira Grandidier – Secretário de Fazenda do Estado do Acre
Diretor Institucional:
André Horta Melo