Iniciada em janeiro deste ano, a obra de saneamento do bairro Nova Parnamirim terá atraso no cronograma. Prevista inicialmente para durar sete meses, a intervenção deve ser concluída “até o fim do ano”, destaca Marcondes Pinheiro, da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana (Sesdem). O motivo é a ocorrência de chuvas. Um desvio foi aberto na altura do Condomínio Renaissance, de onde a faixa BR-101/Ayrton Senna passa a funcionar em sentido duplo.
Com a interdição, parte do fluxo da Abel Cabral passou para a Maria Lacerda, o que travou ainda mais a região. O atendente Flamarion Costa trabalha em um mercado na Abel Cabral e mora no Planalto. Ele conta que além do trajeto ter dobrado de tempo, o comércio também foi prejudicado. “A gente fica sem opção. Tudo travado, um trânsito sem condições. O cliente obviamente tem dificuldade para chegar na loja, acaba que todo mundo sai prejudicado. Essa obra da Abel já faz quatro meses e nada de acabar”, desabafa.
Em relação à Ayrton Senna, avenida que cruza a Abel Cabral e fica dividida entre Natal e Parnamirim, o secretário de Mobilidade Urbana diz que vem executando melhorias na parte da via que compete ao Município. “É outra que é complexa porque fica entre Natal e Parnamirim. Na nossa área nós já implementamos rotatória, trocamos os semáforos digitais de LED. A Ayrton Senna é outra senhora avenida, que não tem muito o que fazer devido ao limite geográfico mesmo”, explica.