NATAL VAI MANTER ESCOLAS CÍVICO-MILITARES DA REDE MUNICIPAL EM 2023; PARNAMIRIM NÃO DECIDIU

NOTICIAS

Para evitar interrupções no planejamento, a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Natal decidiu manter o cronograma elaborado para 2023 nas três escolas cívico-militares da rede municipal de ensino: a Escola Municipal João XXIII (possui 311 alunos), no bairro do Alecrim; a Escola Municipal Professor Veríssimo de Melo (com 830 alunos), no bairro de Felipe Camarão; e a Escola Municipal Professora Maria Alexandrina Sampaio (853 alunos), no Parque das Dunas.

O governo federal decidiu encerrar, neste mês de julho, o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), criado em 2019. O projeto previa que os professores cuidassem da parte pedagógica e os militares da gestão administrativa das escolas.


A decisão, adotada em conjunto pelos ministérios da Educação e Defesa, prevê o desligamento gradual do pessoal das Forças Armadas das escolas. O Programa consumiu R$ 64 milhões para atender apenas 200 escolas públicas das 178,3 mil unidades em todo o país, o equivalente a cerca de 0,1% do total.

Em Natal, o Programa segue funcionando de forma efetiva este ano, com os militares dando suporte à rotina da gestão escolar nos aspectos administrativo e de formação cidadã.

“No percurso desses últimos anos, percebe-se uma melhoria no ambiente escolar, aspecto que contribui para avanço na aprendizagem. As escolas seguiram as seguintes etapas para implantação: realização de consulta pública; aceitação da comunidade para a adesão e adesão ao programa, atendendo todos os critérios estabelecidos”, informou a SME da capital potiguar.

Caberá ao prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), decidir se mantém ou encerra o programa ao fim do ano letivo.

Interior
Ao todo, cinco escolas no Rio Grande do Norte aderiram ao Pecim. Além das três unidades em Natal, também integram o Programa a Escola Municipal Senador Carlos Alberto de Souza, no bairro Passagem de Areia, em Parnamirim; e a Escola Municipal Professora Nila Rêgo, em Pau dos Ferros.

A Prefeitura de Parnamirim informou que ainda não foi comunicada pelo Ministério da Educação (Mec) sobre o encerramento do Programa.

Já no caso de Pau dos Ferros, nós não conseguimos contato com a Prefeitura da cidade.

Saiba Mais jornal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *