O comando do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Rio Grande do Norte (Iphan/RN) está nas mãos do professor universitário cearense José Clewton do Nascimento. A nomeação foi publicada pelo Ministério da Cultura e pôs fim à expectativa de que o cargo de superintendente fosse ocupado por Rivaldo Fernandes, membro da Executiva do Diretório Nacional do Partido Verde.
O PV está federado ao PT e, no Rio Grande do Norte, conta com três deputados estaduais: Hermano Morais, Eudiane Macedo e George Soares. A expectativa era de que a legenda recebesse o comando do Iphan e que ela ficasse nas mãos de Rivaldo Fernandes, nome mais antigo da legenda no estado. Porém, após a promessa de que ele seria indicado ao cargo, o tempo se passou e não houve a confirmação. No início de agosto houve o rumor de uma indicação petista para a vaga, o que se confirmou.
Doutor em Arquitetura e Urbanismo, o cearense José Clewton do Nascimento, de 56 anos, é do quadro da UFRN e militante do PT. Ele já está na função que tem como deveres zelar pelo patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Norte. Em Natal, o conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico da cidade foi tombado pelo Iphan, em 2010, e engloba a Cidade Alta e parte do bairro da Ribeira.
Tribuna do Norte