Representantes da Secretaria de Saúde de Parnamirim estarão presentes no 58º Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MEDTROP 2023), que acontecerá em Salvador, Bahia, de 10 a 13 de setembro, com o tema “Desafios para a Medicina Tropical no Século XXI : Como Enfrentá-los?”.
O projeto da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), que busca aumentar as taxas de vacinação, foi implementado em 12 municípios do Rio Grande do Norte, e Parnamirim se destacou por sua abordagem estratégica inovadora. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Thulianne Lopes, realizará uma palestra sobre o microplanejamento desenvolvido no âmbito desse projeto da Opas. Inicialmente, o foco era intensificar a vacinação contra a febre amarela, mas Parnamirim expandiu o escopo para incluir outras vacinas, colaborando com o programa do Selo Unicef, que envolve as secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação. O microplanejamento começou com a capacitação dos funcionários de uma única Unidade Básica de Saúde no bairro Passagem de Areia, envolvendo diversos parceiros, incluindo igrejas e comerciantes,
O Congresso MEDTROP 2023 espera receber mais de 3 mil participantes de todo o Brasil e de países tropicais. Os representantes de Parnamirim que estarão envolvidos no evento incluem Thulianne Lopes, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, como palestrante, e Kleyton Felipe, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Elaine Michele, coordenadora da Unidade de Vigilância de Zoonoses, e Louise Santos, agente de Combate às Endemias, que apresentarão trabalhos durante o congresso.