Nesta quinta-feira (21), Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a Câmara Municipal de Natal vai receber um público muito especial. Pessoas com algum tipo de deficiência, escolhidas pelos parlamentares, ocuparão o Plenário da Casa. A Sessão Ordinária Inclusiva vai colocar, mesmo que simbolicamente, pessoas com deficiência em um espaço ainda muito pouco ocupado por elas, a política. A ideia partiu do vereador Tércio Tinoco, primeiro vereador cadeirante da história de Natal.
“A ideia é mostrar que as deficiências podem nos limitar em alguns aspectos, mas não nos paralisam. Pessoas com deficiência têm capacidade de ocupar muitos espaços, inclusive os de poder e decisões para a sociedade. Demoramos muito a ter um representante aqui na Casa, e eu espero ter sido apenas o primeiro”, diz o vereador.
A Sessão Ordinária Inclusiva vai acontecer dentro do regimento normal da Câmara, no horário do pequeno expediente, entre 14h e 15h. Os gêmeos autistas Ângelo e Augusto são os convidados do vereador Tércio Tinoco. Sucesso nas redes sociais, com mais de 135 mil seguidores, os irmãos terão a oportunidade de falar no Plenário por dois minutos, tempo destinado a cada “parlamentar” por um dia.
No Rio Grande do Norte, 9,9% da população com 2 anos ou mais tem alguma deficiência. É mais que a média nacional, de 8,9%. A Sessão Ordinária Inclusiva faz parte das ações do Setembro Verde, mês de luta pelos direitos e inclusão das pessoas com deficiência.
Novo notícias