O Rio Grande do Norte tem seis trechos impróprios para banho no litoral. É o que apontam os dados do último Boletim da Balneabilidade realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Estado (Idema/RN) e válidos por uma semana.
Os pontos foram identificados na Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta; Rio Pium (Ponte Nova), em Parnamirim; Rio Pium (Balneário Pium), em Parnamirim; Areia Preta (Praça da Jangada), em Natal; Barra de Maxaranguape, em Maxaranguape; Maracajaú, em Maxaranguape.
Ao todo, foram coletadas e classificadas 51 amostras de água em 33 pontos distribuídos na faixa costeira dos municípios de Baía Formosa, Canguaretama, Tibau do Sul, Nísia Floresta, Parnamirim, Natal, Extremoz, Ceará-Mirim, Maxaranguape, Touros, Macau, Areia Branca, Grossos e Tibau.
O Boletim da Balneabilidade analisa a quantidade de coliformes termotolerantes encontrados nas águas e a classificação se dá com base em normas estabelecidas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
TRIBUNA DO NORTE