A Câmara Municipal de Parnamirim realizou, na manhã desta segunda-feira (15), uma audiência pública para debater o combate à dengue no município.
Por iniciativa do vereador Michael Borges, a audiência ocorreu no Plenário Dr. Mário Medeiros, às 9h.
A mesa foi composta pelo vereador propositor Michael Borges; a Secretária Municipal de Limpeza Urbana, Roseane Paiva; coordenadora do Programa Estadual das Arboviroses, Sílvia Dinara; coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Parnamirim, Thulianne Lopes; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Tiago André; e Valter Luíz dos Santos, representante da Referência Técnica do Controle Vetorial do SESAP/RN.
O parlamentar Michael Borges enfatizou a relevância da temática discutida e pontuou que o objetivo da audiência é analisar o combate à dengue vivenciado pela população de Parnamirim. “Existem uma série de mudanças que foram implementadas. A população precisa e a própria categoria precisa ver os resultados que essas mudanças trouxeram. Quais são os compromissos que precisamos firmar, ao final dessa audiência, para garantir o aprimoramento do trabalho”, afirmou Michael.
A coordenadora do Programa Estadual de Arboviroses, Sílvia Dinara, apresentou dados estaduais do LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti), uma metodologia que permite o conhecimento de forma rápida da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com o mosquito transmissor da dengue. “O Estado articulou, junto aos componentes, com intuito de estruturar uma resposta coordenada ao período epidêmico”, declarou.
Em nome da Secretaria de Limpeza Urbana, Roseane Paiva falou sobre a importância da educação ambiental estar disponível à população e, também, realizar parcerias com outras secretarias, com intuito de intensificar a fiscalização da coleta urbana. A secretária informou que a “SELIM está à disposição, de mãos dadas e preocupada. Quem precisar, pode se reportar diretamente a nós que iremos auxiliar”. Roseane também destacou a ferramenta “Fala Cidadão”, recurso que pode ser utilizado para solicitar a coleta de forma mais rápida e correta, evitando o descarte irregular.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde falou sobre a falta de estruturas das Unidades de Saúde para realização dos atendimentos aos pacientes. “A gente precisa preparar as UBS, as equipes de estratégia à saúde da família, para o trabalho integral, com os agentes de combate às endemias, para que trabalhem juntos em combate ao mosquito Aedes aegypti”, disse.
Ao final da Audiência, o vereador propositor parabenizou o trabalho realizado pelos agentes de combate às endemias em meio a difíceis condições de trabalho. “Os agentes de combate às endemias de Parnamirim não pararam porque entendem o momento que a cidade está vivendo. Estão se sacrificando para manter tudo isso funcionando”.