O Departamento de Estradas e Rodagens do Rio Grande do Norte (DER/RN) ainda não tem prazo para fechar o buraco que se abriu, pela segunda vez em uma semana, na avenida Olavo Montenegro, em Parnamirm, na última quinta-feira (13), quando a região foi atingida por fortes chuvas. Na manhã deste sábado (15), homens de uma empresa que presta serviços para o DER trabalhavam no local. Eles retiravam a areia da tubulação instalada na área que, conforme informado por um dos funcionários, desce de uma rua sem calçamento, localizada ao lado da avenida, e entope os canos.
Os funcionários não quiseram gravar entrevista, mas contaram, de maneira informal, que a areia entra na tubulação por meio de um buraco às margens da avenida e impede o escoamento da água, causando extravasamento na tubulação e, por consequência, a abertura da cratera na via. A equipe informou que o serviço de limpeza consiste em retirar a areia dos canos para evitar o aumento do buraco. Na próxima segunda-feira (17), de acordo com os trabalhadores, a equipe irá checar exatamente onde estão as tubulações quebradas. A expectativa, segundo a equipe, seria de começar a tapar o buraco no mesmo dia, mas sem garantias de prazos para a finalização do serviço.
O DER/RN disse à reportagem, no entanto, que não há prazos para a resolução do problema. “O Departamento de Estradas e Rodagens está fazendo um estudo, porque há entupimento dos canos, ocasionado inclusive por dejetos que são jogados na tubulação. Possivelmente, toda a via precisará ser recuperada, mas só teremos prazos após esse parecer”, informou o órgão. O DER ainda afirmou que um desvio está sendo estudado e explicou que, caso a via toda passe por intervenção, não haverá fechamento simultâneo dos dois sentidos da avenida.
“Não se trata apenas de tapar o buraco, porque só isso não resolve a situação. Precisa haver um trabalho conjunto com a Prefeitura [de Parnamirim], porque tem a questão do saneamento, uma vez que estabelecimentos jogam dejetos na tubulação. Por isso também que não há prazos para que o buraco seja fechado”, esclareceu o DER. A cratera na Olavo Montenegro foi aberta pela primeira vez no dia 6 de junho, o que demandou um serviço de recuperação no local realizado pelo órgão responsável. Na quinta-feira (13), logo após a reabertura, um carro caiu no buraco.
Segundo informações, o motorista foi retirado com a ajuda de populares. Ele tinha comprado o veículo uma semana antes para trabalhar como entregador. A cratera se abriu no sentido Parque das Nações (Coophab)/Nova Parnamirim. Na manhã deste sábado, a reportagem registrou uma retenção de tráfego no trecho. Segundo a Polícia Militar, o congestionamento se estendia por cerca de 600 metros. Os motoristas reclamaram da lentidão e criticaram a situação estrutural da via.
“O congestionamento começa no retorno da Coophab e o trânsito está lento. Ainda bem que, por ser sábado, a situação está menos complicada. Mas não posso deixar de falar desse buraco que abriu de novo. Isso é fruto de um serviço muito mal feito”, disse José Wilson, motorista de caminhão. Jonas Martins também reclamou do fluxo lento e comentou sobre a nova cratera. “A gente vê que tem uma incompetência da administração pública. O Governo deixa muito a desejar nessa questão de infraestrutura”, disse.
Com o problema, as faixas da via no sentido em que o buraco se abriu estão interditadas. No sentido contrário, o trânsito segue em mão dupla, concentrado nas duas faixas, o que tem provocado a lentidão no tráfego.
Tribuna do Norte