A Ministra da Saúde, Nísia Trindade, esteve em Natal nesta segunda-feira (2) para assinar um contrato com a Caixa Econômica Federal, viabilizando a construção do Hospital Metropolitano do Rio Grande do Norte. A nova unidade de saúde será construída em Parnamirim, na região metropolitana de Natal, como parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
A obra é considerada essencial pelo governo estadual para aliviar a sobrecarga do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, a maior unidade pública de saúde do estado e referência em politraumas, que enfrenta problemas recorrentes de superlotação.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), o Hospital Metropolitano contará com 350 leitos, distribuídos entre clínicas, UTIs (adulto e pediátrica) e unidades de estabilização no pronto-socorro. O investimento inicial previsto é de R$ 184 milhões. A ministra informou que o edital de licitação deverá ser lançado até o final deste ano, com previsão de conclusão das obras até o final de 2026.
Além do Hospital Metropolitano, o PAC Seleções prevê outras importantes obras para o estado do Rio Grande do Norte, incluindo:
Construção de uma maternidade;
Construção de uma policlínica;
42 Unidades Básicas de Saúde (UBSs);
10 unidades odontológicas;
Três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS);
Aquisição de seis ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
O total de investimentos na área da saúde anunciados nesta segunda-feira é de R$ 248 milhões, incluindo os recursos destinados ao novo hospital.
O POTI