TRIBUNAL DE JUSTIÇA PAUTA JULGAMENTO QUE PODE LEVAR SALATIEL À PRISÃO E COMPLICAR AINDA MAIS CANDIDATURA A PREFEITO DE PARNAMIRIM

PARNAMIRIM POLITICA

Tribunal de Justiça do Rio Grande do Nortepautou para o próximo dia 30 o julgamento do recurso do ex-secretário adjunto da SEMSUR, Salatiel Maciel de Souza, condenado por fraude à licitação e corrupção passiva. O julgamento, que poderá levar Salatiel à prisão, ocorre em um momento crucial para sua candidatura à prefeitura de Parnamirim (RN). Se mantida a condenação, sua campanha poderá ser seriamente comprometida, já que ele foi condenado à perda de cargos públicos.

Leia também: Salatiel de Souza Omitiu Condenação por Corrupção E Fraude em Site de Campanha; Blog do Dina Conta O Esquema

O que diz o Ministério Público

Segundo o Ministério Público do Rio Grande do Norte, Salatiel teria favorecido a empresa ENERTEC durante o processo licitatório para os serviços de iluminação natalina em 2011, quando ocupava o cargo de secretário adjunto da SEMSUR. O MP sustenta que Salatiel assinou um atestado de capacidade técnica que restringiu a concorrência, beneficiando a ENERTEC. Além disso, ele teria aceitado a promessa de uma propina de R$ 4.000, oferecida pelos sócios da empresa, como pagamento por esse favorecimento.

De acordo com as provas levantadas, um e-mail interceptado em novembro de 2011 aponta o nome de Salatiel e o valor da suposta vantagem indevida. Com base nessas evidências, o MP pede a manutenção da condenação já proferida, que inclui 6 anos e 6 meses de reclusão por corrupção passiva, 2 anos e 4 meses de detenção por fraude à licitação, além do pagamento de multa.

O que diz a defesa de Salatiel

A defesa de Salatiel contesta as acusações, alegando que o atestado de capacidade técnicafoi emitido em maio de 2011, dentro de suas atribuições legais, e que o documento também foi assinado por outros servidores, inclusive o engenheiro responsável. Segundo a defesa, Salatiel foi exonerado em agosto de 2011, antes mesmo da abertura do processo licitatório, e o e-mail que menciona o pagamento de propina foi enviado após sua saída da SEMSUR.

Blog do Dina