NATAL CELEBRA 425 ANOS COM PROGRAMAÇÃO CULTURAL E HOMENAGENS À SUA HISTÓRIA

NATAL

Nesta quarta-feira (25), a cidade de Natal comemora 425 anos de fundação, uma história que remonta ao dia 25 de dezembro de 1599, data escolhida para marcar sua origem no feriado religioso que celebra o nascimento de Jesus Cristo. A cidade surgiu no contexto da União Ibérica, com a construção da Fortaleza dos Reis Magos em 1598 para proteger o litoral e consolidar a expulsão dos franceses do território brasileiro. Para celebrar o aniversário, a programação do “Natal em Natal” traz a encenação do auto Um Presente de Natal, além de shows de Iguinho e Lulinha, Padre Nunes e Walkiria Santos, com início às 18h, na Arena das Dunas, com entrada gratuita.

O espetáculo Um Presente de Natal deste ano aborda uma narrativa que une a reflexão sobre o nascimento de Jesus Cristo e o impacto da tecnologia nas relações humanas. Além da celebração cultural, as festividades reforçam o vínculo dos natalenses com sua rica história. Fundada nas proximidades da Fortaleza dos Reis Magos, a cidade teve seu território inicial delimitado na atual região entre a Ribeira e a Cidade Alta. Apesar da ausência de provas documentais precisas sobre o fundador, historiadores apontam Mascarenhas Homem, Jerônimo de Albuquerque e João Rodrigues Colaço como os possíveis responsáveis pela criação da capital potiguar.

Natal, que no início ocupava uma área limitada e marcada por duas cruzes simbólicas, hoje se consolida como um polo histórico, cultural e turístico. A celebração de seus 425 anos reforça não apenas o orgulho de sua trajetória, mas também a relevância de suas tradições, como a ligação com as festividades natalinas que deram nome à cidade. A programação especial promete envolver moradores e turistas em uma noite de memória e alegria, celebrando o passado e o presente da capital do Rio Grande do Norte.