FARMÁCIAS COMEÇAM A RETER RECEITA DE CANETAS EMAGRECEDORAS NESTA SEGUNDA-FEIRA (23)

A partir desta segunda-feira (23), farmácias e drogarias de todo o país passam a ser obrigadas a reter a receita médica na venda das chamadas canetas emagrecedoras, como Ozempic, Saxenda e Wegovy, medicamentos usados em tratamento contra obesidade e diabetes.

A nova exigência da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) tem como objetivo conter o uso indiscriminado desses remédios.

Apesar de serem considerados medicamentos de tarja vermelha, o consumidor conseguia comprá-los sem prescrição médica. Com a nova regra, os farmacêuticos ficarão com o documento no ato da compra, visando um controle maior na comercialização dos produtos.

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União em abril, mas só passa a valer oficialmente a partir desta segunda. Por unanimidade, a agência entendeu que a retenção é necessária para aumentar o controle do uso desses medicamentos e proteger a saúde coletiva do “consumo irracional” dos emagrecedores.

A decisão vale para todos os medicamentos à base de semaglutida (caso do Ozempic e do Wegovy) e liraglutida (como o Saxenda), substâncias que passaram a ser consumidas em larga escala por pessoas interessadas em emagrecer, mesmo sem diagnóstico de obesidade ou diabetes.

Nos últimos anos, o uso dessas canetas injetáveis se espalhou pelas redes sociais, impulsionado por celebridades, influenciadores e vídeos que prometem resultados rápidos.

Com isso, aumentou a preocupação de especialistas sobre o uso sem acompanhamento médico, já que os medicamentos podem causar efeitos adversos e não são indicados para todos os perfis.

Efeitos colaterais

Entre os possíveis efeitos colaterais, estão náuseas, vômitos, dor abdominal, além de riscos mais graves, como pancreatite. A própria bula dos produtos alerta que o uso deve ser feito com prescrição e orientação médica, dentro de um plano de tratamento.

Além da retenção da receita, a nova regra também estabelece que os produtos passem a ser vendidos sob controle especial, com tarja preta ou vermelha, como já acontece com antibióticos e outros medicamentos sujeitos a regras mais rígidas.

56% de brasileiros utilizam Ozempic para perda de peso

Pesquisa do Instituto Datafolha realizada com 812 entrevistados em fevereiro de 2025 mostrou que 45% dos usuários de remédios como Ozempic já compraram esses medicamentos sem prescrição médica. Do percentual, 73% revelaram que não tiveram orientação médica, enquanto 25% passaram por algum profissional.

O levantamento também mostrou que 56% dos entrevistados utilizam o medicamento para perda de peso, sendo que desse percentual, 37% possuem IMC (Índice de Massa Corporal) considerado normal.

R7

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O primeiro dia do Festival de Quadrilhas Juninas de Parnamirim foi marcado por muita animação, tradição e valorização da cultura nordestina. Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, o evento teve início nesta sexta-feira (26), no Parque Aristófanes Fernandes, reunindo milhares de pessoas para acompanhar apresentações de quadrilhas juninas e uma programação musical que transformou o...

A Câmara Municipal de Natal promoveu, na última quinta-feira (25), uma sessão solene para homenagear 17 personalidades que contribuíram para a trajetória do ABC Futebol Clube. Durante a cerimônia, foram entregues as Medalhas Maria Lamas Farache a ex-jogadores, dirigentes, profissionais e colaboradores que tiveram papel relevante na história da equipe potiguar. A iniciativa foi proposta...

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte prendeu em flagrante, nesta sexta-feira (26), um homem de 25 anos, suspeito pela prática do crime de receptação, ocorrido no município de Parnamirim. De acordo com as investigações, a Polícia Civil recebeu denúncias anônimas informando sobre a comercialização e o desbloqueio de aparelhos celulares provenientes de roubos...