Escola Manoel Vicente de Paiva realiza cerimônia de implantação da Escola Cívico-Militares em Parnamirim

A Manoel Vicente é a segunda unidade da cidade a ter a estrutura cívico-militar implantada. A primeira foi a Escola Municipal Cívico-Militar Senador Carlos Alberto de Souza, também no bairro de Passagem de Areia.

A Escola Municipal Cívico-Militar Manoel Vicente de Paiva realizou nesta sexta-feira (7) uma bela cerimônia em alusão à implantação do Programa Municipal de Escolas Cívico-Militares de Parnamirim. O Programa já introduziu duas unidades na cidade, ambas no bairro de Passagem de Areia. Durante a manhã, os alunos, professores, autoridades e gestores escolares entoaram os hinos Nacional e de Parnamirim e reafirmaram alguns dos preceitos característicos para a ocasião, como o patriotismo, ética, respeito, civismo e cidadania.

A Manoel Vicente foi criada em 22 de junho de 2010 (14 anos neste mês) e indicada ao Programa de Escolas Cívico-Militares em 2023. Atualmente atende cerca de 420 alunos do Ensino Fundamental I. A diretora pedagógica da unidade, Profª Leandra Almeida, disse que o programa chegou em abril deste ano e tem melhorado a escola em todos os sentidos, como na parte pedagógica, disciplinar e estrutural. 

“Esta é a primeira escola militar de anos iniciais da cidade. A ideia é que ao concluírem aqui, os alunos sejam encaminhados à Escola Carlos Alberto. Desejamos que a comunidade se envolva e contribua para a formação dos alunos como cidadãos verdadeiramente críticos”, disse.  

A instalação das escolas militares em Passagem de Areia foi estratégica, contribuindo para o objetivo de obter avanços nos parâmetros de segurança pública cidadã e disciplina na comunidade escolar, por meio da participação integrada da sociedade como ferramenta transformadora da gestão de ensino.

Mais sobre o Programa Municipal de Escolas Cívico-Militares de Parnamirim:

  • Escola Municipal Cívico-Militar Senador Carlos Alberto de Souza (anos finais); e
  • Escola Municipal Cívico-Militar Manoel Vicente de Paiva (anos iniciais).

Alguns objetivos do Programa: 

  • Ampliar as ações voltadas à qualidade do ensino, baseadas em valores cívicos, patrióticos, éticos e morais; 
  • Construir estratégias de enfrentamento à violência no ambiente escolar, para promoção da cultura de paz e redução dos índices de violência e criminalidade no ambiente escolar e municipal; e
  • Incentivar a disciplina e o pleno exercício da cidadania.

Foto: Ana Amaral

Em iniciativa que busca resolver um problema prático enfrentado diariamente pelos moradores do bairro de Emaús, em Parnamirim/RN, o vereador Afrânio Bezerra apresentou o Projeto de Lei nº 139/2024, que denomina oficialmente como “Rua Curimataú” o logradouro público atualmente conhecido apenas como “Rua Projetada”. A via, localizada entre a Rua José Vicente de Moura e...

O presidente da Câmara Municipal de Natal, Eriko Jácome, voltou a aparecer entre os nomes mais citados na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Na mais recente pesquisa espontânea do Instituto IPSensus, o pré-candidato manteve-se entre os nomes lembrados pelos eleitores potiguares, reforçando o crescimento de sua pré-candidatura no...

A secretaria de cultura de Parnamirim promove nesta sexta-feira (26) e sábado (27) um grande festival de quadrilhas juninas no Parque Aristófanes Fernandes, que promete agitar a cidade com o melhor do forró e da tradição nordestina. O evento reunirá as maiores quadrilhas juninas da região em uma competição que valoriza a cultura popular, com...