AUMENTO DE CADEIRAS PARA DEPUTADO FEDERAL (+ ESTADUAL) DEVE SER VOTADO HOJE E REFLETE NO XADREZ POLÍTICO DO RN

O  presidente do Senado, Davi Alcolumbre, deve colocar em votação nesta terça-feira o projeto que cria 18 novas cadeiras na Câmara dos Deputados, que passaria a ter 531 parlamentares.

Para ser válido em 2026, o texto precisa receber o aval dos senadores até 30 junho, prazo estabelecido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para que parlamentares adequem a atual composição da Câmara a mudanças populacionais.

Já aprovada na Câmara, a proposta dribla uma decisão da Corte, que, em 2023, determinou que o Legislativo fizesse uma redistribuição das atuais 513 cadeiras para adequar a representação populacional na Câmara.

Se o entendimento dos magistrados fosse considerado, sete estados perderiam deputados, enquanto outros sete ganhariam.

A Casa comandada por Hugo Motta encontrou uma saída alternativa à readequação, propondo a criação de 18 cadeiras e distribuí-las entre as unidades federativas sub-representadas.

A mudança pode gerar um impacto anual de R$ 64,6 milhões, o que seria resolvido com o remanejamento de recursos já previstos no orçamento.

A proposta em pauta, de autoria da deputada Dani Cunha (União-RJ), determina que nenhum estado poderá sofrer perda de cadeiras.

RN ENTRE OS 8 BENEFICIADOS

De acordo com a proposta, oito estados seriam beneficiados com mais cadeiras, já que ampliaram as populações: Santa Catarina, Pará, Amazonas, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Rio Grande do Norte.

OS QUE NÃO PERDERÃO MAIS

Outras sete bancadas, que perderiam cadeiras se a mudança fosse feita mantendo o número atual de vagas, continuariam com o número intacto de cadeiras. São eles: Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Piauí, Paraíba, Bahia, Pernambuco e Alagoas.

DO TL

Esta votação terá reflexo direto no xadrez político de 2026, pois com o aumento de duas cadeiras na Câmara pré-candidatos, que estão na dúvida sobre qual cargo disputar poderão se encorajar ao desafio de federal. É o caso, por exemplo, do presidente da Assembleia Ezequiel Ferreira de Souza, que tem dito ser candidato a reeleição, mas que o aumento de vagas o faria rever decisões.

Hoje, com a força das super emendas parlamentares, o jogo é jogado para reeleição de quem já é deputado. E ninguém quer se  aventurar a ficar sem mandato.

Tribuna do Norte

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em iniciativa que busca resolver um problema prático enfrentado diariamente pelos moradores do bairro de Emaús, em Parnamirim/RN, o vereador Afrânio Bezerra apresentou o Projeto de Lei nº 139/2024, que denomina oficialmente como “Rua Curimataú” o logradouro público atualmente conhecido apenas como “Rua Projetada”. A via, localizada entre a Rua José Vicente de Moura e...

O presidente da Câmara Municipal de Natal, Eriko Jácome, voltou a aparecer entre os nomes mais citados na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Na mais recente pesquisa espontânea do Instituto IPSensus, o pré-candidato manteve-se entre os nomes lembrados pelos eleitores potiguares, reforçando o crescimento de sua pré-candidatura no...

A secretaria de cultura de Parnamirim promove nesta sexta-feira (26) e sábado (27) um grande festival de quadrilhas juninas no Parque Aristófanes Fernandes, que promete agitar a cidade com o melhor do forró e da tradição nordestina. O evento reunirá as maiores quadrilhas juninas da região em uma competição que valoriza a cultura popular, com...