PARNAMIRIM SE TORNA O PRIMEIRO MUNICÍPIO DO RN A OFERECER TRATAMENTO GRATUITO PARA ESPOROTRICOSE E LEISHMANIOSE EM CÃES E GATOS

Iniciativa é viabilizada por emenda impositiva do vereador Michael Borges

O município de Parnamirim se torna pioneiro no Rio Grande do Norte ao oferecer tratamento médico veterinário gratuito para cães e gatos com esporotricose e leishmaniose, doenças graves e de alto impacto tanto na saúde animal quanto na saúde pública. A iniciativa faz parte do Programa Protege Pet, viabilizado por emenda impositiva do vereador *Michael Borges*, que destinou recursos ao orçamento municipal para fortalecer as políticas de proteção e bem-estar animal no município.

A solenidade de lançamento aconteceu na Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), em Cajupiranga, e contou com a presença do vereador Michael Borges, da prefeita Nilda Cruz, de protetores independentes e representantes de ONGs da causa animal.

Com o novo programa, cerca de 120 animais serão atendidos por mês, de terça a quinta-feira, mediante agendamento prévio pelo WhatsApp (84) 3644-8185. Serão disponibilizadas 10 fichas por dia, garantindo atendimento contínuo e gratuito para tutores e protetores que enfrentam dificuldades em custear o tratamento das doenças. Os recursos para  fazem parte da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025.

Segundo o vereador Michael Borges, o momento marca um avanço histórico para a causa animal em Parnamirim: “Hoje mesmo, a gente estava fazendo um levantamento de quantas pessoas nos contactaram pedindo ajuda para o tratamento dessas doenças, e muitas vezes essas pessoas não conseguem dar continuidade por falta de recursos. Hoje é um grande marco na causa animal, onde destinamos recursos da Prefeitura para esse fim, R$ 100 mil aplicados este ano no tratamento da esporotricose e leishmaniose.”

O parlamentar lembrou ainda que 70% dos lares brasileiros têm animais de estimação e que existem cerca de 30 milhões de animais em situação de rua no país, realidade que também se reflete em Parnamirim, onde diversos protetores e voluntários atuam diariamente no resgate e cuidado de cães e gatos.

“Quando assumi a Prefeitura, o vereador Michael me disse que estaria ao lado da gestão para que eu nunca esquecesse da causa animal. Agradecemos pelas emendas destinadas, pois sabemos o quanto esses recursos fortalecem a concretização de um sonho que hoje se torna realidade,” afirmou a prefeita Nilda Cruz.

“Além dos 100 mil destinados para o tratamento da esporiotricose e leishmaniose, também estamos discutindo mais R$ 295 mil voltados especificamente à castração de cães e gatos. As ONGs e os protetores têm um papel essencial, e acredito que juntos conseguiremos realizar esse trabalho de forma mais ampla e eficiente,” finalizou Michael Borges.

 Local dos atendimentos: Unidade de Vigilância em Zoonoses – Cajupiranga, Parnamirim
 Dias: Terça a quinta-feira
 Agendamento via WhatsApp: (84) 3644-8185

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A secretaria de cultura de Parnamirim promove nesta sexta-feira (26) e sábado (27) um grande festival de quadrilhas juninas no Parque Aristófanes Fernandes, que promete agitar a cidade com o melhor do forró e da tradição nordestina. O evento reunirá as maiores quadrilhas juninas da região em uma competição que valoriza a cultura popular, com...

Uma nova pesquisa eleitoral realizada pelo instituto IPSensus aponta Kleber Rodrigues, Dr. Kerginaldo e Ezequiel Ferreira entre os 3 primeiros colocados na disputa para deputado estadual no Rio Grande do Norte. Na sequência, aparecem Gustavo Carvalho, em 4º lugar, e Coronel Azevedo, em 5º, completando o grupo dos 5 mais citados no levantamento. Confira os...