DECRETO MUDA REGRAS DO VALE-ALIMENTAÇÃO E DO VALE-REFEIÇÃO; ENTENDA COMO FICOU

O vale-alimentação e o vale-refeição, que fazem parte do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), passaram a ter novas regras. Desde terça-feira (10), estão em vigor mudanças que limitam as taxas cobradas pelas operadoras, agilizam o repasse dos pagamentos e permitem que qualquer cartão funcione em qualquer maquininha.

As mudanças estão detalhadas no Decreto nº 12.712, assinado em 11 de novembro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e afetam todos os envolvidos: trabalhadores que usam o benefício, empresas que contratam o serviço e estabelecimentos que recebem os pagamentos.

Na prática, o decreto muda as regras do mercado de vale-alimentação e vale-refeição.

A taxa cobrada de restaurantes e supermercados passa a ter um limite de 3,6%.
A tarifa de intercâmbio fica limitada a 2%, e qualquer valor acima desses percentuais está proibido.
Outra mudança importante envolve o prazo de pagamento. A partir de agora, as operadoras devem transferir o dinheiro das vendas aos estabelecimentos em até 15 dias corridos. Antes, muitos negócios esperavam cerca de 30 dias ou mais para receber.

O valor do benefício não muda, e o uso continua restrito à compra de alimentos.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, as regras que já estão em vigor têm objetivos claros: reduzir abusos, padronizar práticas entre operadoras, dar mais previsibilidade a quem vende alimentos e garantir que o benefício continue destinado apenas à alimentação.

A partir de 10 de maio, começa uma mudança importante para o usuário: o cartão deixará de ficar restrito a uma única operadora. Isso significa que, aos poucos, o vale-alimentação ou o vale-refeição poderá ser aceito em diferentes maquininhas, independentemente da bandeira ou da empresa que o emitiu.

Essa mudança será concluída em novembro, quando está prevista a integração total do sistema: qualquer cartão do PAT deverá funcionar em qualquer maquininha do país.

O decreto também redefine o funcionamento das chamadas redes fechadas — situação em que o vale-alimentação ou o vale-refeição só pode ser usado em estabelecimentos credenciados por uma única operadora. Ou seja, o cartão funciona apenas em uma lista limitada de restaurantes e supermercados.

Essas redes continuam permitidas apenas para operadoras que atendam até 500 mil trabalhadores. Acima desse limite, o sistema deverá ser aberto em até 180 dias.

Contratos que não seguem as novas regras não podem ser prorrogados. Além disso, há prazos de 90, 180 e 360 dias para que as empresas se adaptem, dependendo do tipo de exigência.

Outra medida importante é o fim de vantagens financeiras entre empregadores e operadoras, como devolução de parte do valor pago, bonificações, descontos e ações de marketing — práticas que desequilibravam a concorrência.

O governo afirma que as mudanças reforçam a segurança do programa, reduzem fraudes e garantem que o dinheiro não seja usado para outras finalidades, como academias, farmácias ou serviços de saúde.

O PAT completa 50 anos em 2026, e o governo considera o novo decreto uma atualização necessária para acompanhar as mudanças tecnológicas e econômicas do setor.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em entrevista ao programa Contra Ponto, da 96 FM, o Deputado Kleber Rodrigues traçou um cenário promissor para a federação formada entre União Brasil e PP nas próximas eleições. Segundo ele, a aliança tem potencial para eleger 7 deputados estaduais e 3 deputados federais, consolidando-se como uma força expressiva na Assembleia Legislativa. A projeção evidencia...

Durante a sessão legislativa desta terça-feira, o vereador Irani Guedes utilizou a tribuna da Câmara Municipal para destacar um marco histórico para a saúde pública de Parnamirim: a inauguração e o credenciamento oficial do Centro de Hemodiálise do município. Em seu discurso, o parlamentar enfatizou que o novo equipamento representa um salto significativo no cuidado...

A primeira edição da Corrida Centenária Sidore será realizada no dia 27 de junho, em Parnamirim. A prova terá largada às 16h, nas imediações da Câmara Municipal de Parnamirim, na Avenida Castor Vieira Régis, na Cohabinal. As inscrições estão abertas pela internet e contam com valor promocional no primeiro lote – R$ 80, disponível por...

Foi protocolado na Câmara Municipal de Parnamirim, o Projeto de Lei nº 070/2026, de autoria do vereador Jonas Godeiro, que dispõe sobre a obrigatoriedade da afixação de cartazes informativos com canais de denúncia de maus-tratos contra animais em pet shops, clínicas veterinárias, casas de ração, locais públicos e estabelecimentos congêneres no município. A proposta determina...